Dicas Maceió – Passeios

São diversos os passeios para fazer nas redondezas de Maceió e eles são parte importante de uma viagem à capital alagoana. Nem é preciso se esforçar muito para encontrar os passeios, pois eles chegam até você; basta caminhar na orla à noite para ser abordado por alguma agência procurando clientes.

Grande parte dos passeios está relacionada ao mar e a seus encantos. Alagoas tem um litoral repleto de paisagens belas e curtir lugares que vão além da área urbana é uma das grandes opções na cidade.

Quase todas as empresas de turismo costumam organizar seus passeios para os mesmos dias da semana; por isso, confira nas programações das agências se há passeios agendados para o dia em que você deseja realizá-los. A boa notícia é que, mesmo que a programação das agências não bata com sua programação, você poderá fazer vários passeios por conta própria – basta alugar um carro (opção ótima para famílias) ou utilizar os ônibus (indicados para quem quer economizar e não se importa em passar um bom tempo nas estradas).

Como são muitos os passeios oferecidos, é comum que os turistas não façam todos. A dica é selecionar aqueles que têm mais a ver com seu estilo de viagem e com suas preferências pessoais.

Clássico e fácil é o passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara. Ele sai da praia de nome homônimo e é ideal para quem quer ver peixinhos e curtir a água cristalina, sem precisar ir longe. Também em Maceió, um dos passeios disponíveis é o de barco às ilhas da Lagoa Mundaú. Apesar da paisagem bonita, o passeio divide opiniões e nem todo mundo gosta.

Para conhecer algumas das praias mais famosas de Alagoas, a dica é visitar a Praia do Francês e a Praia do Gunga, ambas muito boas na maré baixa. Na do Gunga, não perca o passeio de buggy até as falésias – chegando lá você entenderá por que essa é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Para explorar outras piscinas naturais, a dica é ir a Paripueira ou Maragogi (um excelente lugar para passar algumas noites e conhecer com mais calma). Para passar um dia bem tranquilo, uma opção é ir ao complexo Dunas de Marapé, onde é possível nadar em água doce e salgada e ainda fazer algumas atividades nas proximidades.

Se quiser conhecer um pedaço do famoso Rio São Francisco, o maior rio genuinamente brasileiro, a dica é seguir até Piaçabuçu, na divisa de Alagoas com Sergipe e fazer um passeio de barco até a foz do Velho Chico. O trajeto permite tem parada para banho e paradas nas dunas de Piaçabuçu e e tem uma paisagem encantadora!

Caso tenha tempo disponível e vontade de encarar bons quilômetros de estrada, vale incluir no roteiro alguns dias em a Maragogi ou Porto de Galinhas, point de férias para muitos brasileiros. Ambos os destinos rendem muito mais do que um simples bate-volta; por isso, sugerimos que você os conheça com mais calma e passe, ao menos, uma noite neles.