Dicas Maceió – Quando ir

Vir para o Alagoas é uma experiencia excepcional, pela a cultura, gastronomia, o clima, mas principalmente por suas deslumbrantes praias. Maceió, capital do estado é encantadora, pois as praias urbanas são fascinantes com suas águas claras e piscinas naturais, sem contar os maravilhosos restaurantes e a noite tranquila.

Os maceioenses tem o costume de brincar dizendo que a cidade só tem duas estações, “A quente e a muito quente”, a brincadeira é justa e verdadeira pois a capital alagoana mesmo em dias de chuva costuma ser quente. O verão, época de alta temporada e maior movimento, coincide com o período mais seco do ano e com águas mais claras; o inverno é o período mais chuvoso e pode propiciar preços mais convidativos. Para evitar as chuvas, opte por não viajar entre maio e julho. Se tiver flexibilidade para escolher a data da viagem, sugerimos viajar entre setembro e março que costuma ser dias intensos de sol.

Mais importante do que escolher o mês da viagem, talvez seja escolher a semana da viagem. Pois viajar quando a maré está alta não é muito viável pois os passeios mais bonitos como a da piscina natural não pode ser feito. As piscinas naturais formam-se durante as marés baixas, fato que acontece durante aproximadamente duas semanas por mês.

Maceió

Na hora de verificar como estará a tábua de marés durante a sua viagem, utilize o site da Marinha ou Clima Tempo, escolha seu destino, o mês da viagem e o site mostrará uma tabela com todos os valores do mês, já que as marés mudam dia a dia. Os valores mais altos da tabela indicam a altura da maré no momento em que ela atinge o ápice da maré cheia. Os valores mais baixos indicam o ponto mais baixo da maré baixa, acompanhando pelo horário de seca (maré baixa). Na hora de escolher a semana de sua viagem, dê preferência aos dias em que a maré estará próxima ou igual a 0 (maré baixa), como dias de maré 0.0m, 0.1m, 0.2m e 0.3m – que acontece nas semanas de lua cheia ou nova.